Tipos de violão: quais são os modelos mais usados?
Se engana quem pensa que violão é tudo igual: na verdade, existem várias diferenças entre os modelos mais usados no mercado. Cada tipo de violão tem características próprias de estética e de adaptabilidade, sendo mais indicado para um ou outro estilo musical. É por isso que na hora de comprar um violão novo é tão importante conhecer tudo sobre eles. Quer saber mais? Confira então os principais tipos de violão!
VIOLÃO CLÁSSICO
Como o próprio nome diz, o violão clássico é o mais conhecido, usado e vendido para músicos. É um modelo acústico e funciona com seis cordas, que na maioria dos casos são de nylon. Além de ser facilmente encontrado, tem um custo mais baixo em comparação aos outros tipos e é indicado para iniciantes por conta da leveza e maciez do instrumento.
VIOLÃO FOLK
Tendo como principal característica o corpo maior e mais “acinturado”, os violões do tipo folk também são bastante populares. A maioria dos modelos funciona com cordas de aço, e podem ser elétricos ou eletroacústicos. É o mais indicado para gêneros como pop e rock, justamente por gerar um som mais encorpado, com timbre diferenciado.
VIOLÃO FLAT
A palavra flat, do inglês, pode ser traduzida como “plano” ou “liso”. E é justamente essa a principal característica do violão flat, já que a sua caixa acústica é bastante fina! Ele é muito utilizado por músicos profissionais e na maioria dos casos é tocado com cordas de nylon. O timbre gerado é mais suave e, por ser encontrado quase sempre em modelos elétricos, precisa de amplificação.
VIOLÃO JUMBO
O violão jumbo passou a ser conhecido quando Elvis Presley começou a utilizá-lo e, apesar de ser bem parecido com o tipo clássico, a grande diferença está no corpo mais largo e na base mais arredondada. É mais fácil de encontrar modelos eletroacústicos e com cordas de aço e o som gerado é mais grave e encorpado.
VIOLÃO 7 CORDAS
Conhecido como o violão brasileiro, por ser indicado para gêneros como o choro e o samba, o violão de 7 cordas não apresenta diferenças na sua estrutura, quando comparado ao violão clássico. O único diferencial é a sétima corda, que costuma ser afinada de forma mais grave que as outras seis, o que exige um conhecimento do músico que for tocá-lo.
VIOLÃO 12 CORDAS
Também não apresenta diferenças na estrutura, mas traz o dobro de cordas do que o clássico, as quais são agrupadas em duplas – sendo metade delas afinadas com uma oitava acima. O violão de 12 cordas apresenta ressonância plena e exige técnica e prática para poder pressionar duas cordas ao mesmo tempo.
VIOLÕES ZERO, DUPLO ZERO E TRIPLO ZERO
Esses violões são categorizados como Parlor, tendo estruturas menores e sendo mais indicado para uso casual e não tanto profissional. O violão zero é o menor entre os três e tem uma estrutura confortável para tocar por bastante tempo. O duplo zero já é um pouco maior, mas tem uma boa sonoridade e é indicado para as técnicas de fingerstyle. Já o triplo zero tem tamanho intermediário e gera um timbre mais peculiar.
Meu Carrinho
R$ 200 em compras.